Carros, Táxis e Aplicativos Mobilidade Urbana

DF: Curso de manutenção automotiva do IFB ganha 19 veículos do DER-DF

Fotos: Pedro Ventura/Agência Brasília

Os automóveis serão utilizados para a parte prática da disciplina.


O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) realizou a doação de 19 veículos ao curso de técnico em manutenção automotiva, do Instituto Federal de Brasília, o IFB. A frota é composta por 13 carros de passeio, um reboque, três motos e dois caminhões. Os veículos tinham mais de 20 anos de fabricação e não eram mais usados no expediente do departamento.

Os veículos passam a ser utilizados pelos 250 alunos do curso, que é realizado na unidade da Cidade Estrutural. Eles chegaram no Instituto entre os dias 26 e 28 de março e já servem como objeto de prática para os estudantes. Os automóveis compõem o patrimônio do instituto como material de estudo e, portanto, não voltarão a circular nas ruas do DF. Todos eles foram baixados do sistema do Detran-DF e não têm mais placas nem chassis.

O professor do curso, Erich Douglas de Souza, explica que antes da doação, apenas três automóveis estavam disponíveis para as aulas. Agora, a parte prática tem melhor aproveitamento. “Com os novos veículos, os alunos têm acesso a uma diversidade de motores, combustíveis e características automotivas”, explica o docente.

Após formados, os alunos poderão fazer inspeções, diagnosticar defeitos mecânicos e fazer reparos em veículos automotores. Eles poderão atuar em oficinas mecânicas, concessionárias ou revendas de automóveis, montadoras ou mesmo abrir o próprio negócio.

O IFB abre seleções para o curso por duas vezes ao ano. Quando há uma quantidade de inscritos maior que a disponibilidade de vagas, há sorteio e lista de espera. Mais informações sobre os cursos do IFB no site www.ifb.edu.br.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta