Mobilidade Urbana Ônibus

DF: DFTrans estuda limite diário de acessos em cartões bilhete único

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Medida tem por objetivo coibir fraudes no sistema de bilhetagem automática.


O Transporte Urbano do Distrito Federal (DF-Trans) estuda medidas para evitar fraudes no sistema de bilhetagem automática. O departamento estuda a inclusão de travas, limitação de acessos diários. A previsão é que as novas regras de utilização dos cartões estejam em vigor em até três semanas.

De acordo com o DF-Trans, vai haver um bloqueio caso um único cartão seja utilizado em mais de oito viagens no prazo de 24 horas. O cartão também deverá ser travado se passar muitas vezes em um curto espaço de tempo. Essa última medida pode atingir quem passa o cartão para si e outra pessoa em seguida.

As fraudes ao sistema de bilhetagem automática foram reveladas pela operação Trickster. As primeiras prisões foram decretadas em março. A fraude consistia em cadastrar CNPJs de empresas que não existiam. As organizações fantasmas eram cadastradas como pagadoras de vale-transporte.

As falsas empresas informavam ao DF-Trans o suposto pagamento de uma quantidade de dinheiro. Os créditos, também inexistentes. eram depositados em cartões usados pela quadrilha. Esses cartões passavam em validadores e as empresas donas das máquinas, que também faziam parte do esquema, iam a procura do órgão requerer o dinheiro dessa operação. Depois, o valor era dividido entre os membros da organização.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta