Mobilidade Urbana

DF: Bilhete Único do DF ganha novas categorias de cartões

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Cadastro de usuários dessas novas modalidades pode ser feito presencialmente ou pela internet.


O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) lançou nesta quarta-feira (20/6) mais duas categorias de cartões eletrônicos dentro do Bilhete Único. Agora, idosos com 65 anos ou mais e crianças entre 2 e 5 anos poderão utilizar os cartões +Melhor Idade e +Criança Candanga, respectivamente, e passar as catracas no transporte público. Esses grupos estão isentos do pagamento de passagem.

Os beneficiários podem fazer o cadastro via internet ou presencialmente, nas agências do DFTrans ou do Na Hora. Os cartões são pessoais e intransferíveis, sendo analisados pelos equipamentos de biometria facial de cada ônibus todas as vezes que utilizados.

O DFTrans esclarece que o uso dos cartões será opcional. Para o órgão, no entanto, as novas modalidades de cartões automáticos proporcionam uma maior comodidade, pois as crianças menores de cinco anos não necessitarão mais pular a catraca.

A lei 5.984, de 30 de agosto de 2017 garante que todos os assentos de ônibus e metrô sejam preferenciais. Com o cartão Melhor Idade, os idosos terão acesso às outras poltronas que estão após a roleta.

Cartão Estudantil está disponível nas escolas públicas

Outra novidade no sistema de bilhetagem automática é que os alunos de escolas públicas não precisam mais se deslocar até os postos do DFTrans para pegar novos cartões. Os documentos estarão à disposição dos estudantes nas próprias unidades de ensino. A novidade, no entanto, só vale para as escolas públicas.

Os cartões serão encaminhados às instituições de ensino prontos para serem validados. O procedimento é realizado pelo diretor, que terá acesso ao sistema do DFTrans. Os estudantes têm até 20 dias após o início do semestre letivo para buscar os cartões. Os cartões que não forem buscados serão devolvidos ao DFTrans.

* Com informações da Agência Brasilia

Tags

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta