Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Serviço de transporte em Brazlândia passa por modificações a partir deste sábado (15)

Foto: Fernando Sousa/Bsb Mobi

Mudanças incluem criação de linha entre a cidade e a estação de metrô Terminal Ceilândia.


Quem mora em Brazlândia e trabalha ou estuda em outra cidade deve ficar atento às mudanças no serviço de transporte da cidade. Linhas que saem da região administrativa com destino ao Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga terão horários e percursos modificados a partir do próximo sábado (15/9).

A grande novidade é a criação de uma nova linha que foi batizada de “Conexão” (linha 0.450). Ela serve como integração, podendo ser combinada com mais duas conduções (outros ônibus ou metrô) no valor máximo de R$ 5,00 se o pagamento for feito com o cartão do DFTrans em até três horas. A linha sai do Terminal Veredas, em Brazlândia, percorre as rodovias DF-180 e BR-070 e passa pelo Terminal do Setor “O” tendo como destino final a estação do Metrô Ceilândia (terminal, próxima à Vila Olímpica). Ao todo, são 57 viagens durante os dias úteis, 45 aos sábados e 30 aos domingos. Os horários da 0.450 podem ser consultados aqui.

Já outras linhas que fazem o trajeto Brazlândia/Taguatinga também sofrem alterações, tendo mudanças no itinerário e cortes de alguns horários. Um exemplo é a linha 0.401, com destino ao terminal de Taguatinga Sul e que passa agora a percorrer o Pistão Sul. De acordo com a tabela horária atual do DF-Trans (disponível aqui, através da consulta pelo número da linha), são 41 viagens diárias saindo de Brazlândia em direção à Taguatinga e 39 no sentido inverso. Agora, esse número passa para 19 e 15 partidas, respectivamente. Durante os sábados, a quantidade cai dos atuais 26 horários para 19, e aos domingos, 12 horários serão eliminados em ambos os sentidos (clique aqui para consultar os novos horários da 0.401).

Parte dos horários da 0.401 serão transferidos para a nova linha 401.2, que atende também o Incra 8. São cinco horários durante os dias úteis, 10 aos sábados e seis aos domingos, em ambos os sentidos. Assim como o 0.401, o 401.2 também tem no itinerário o Pistão Sul de Taguatinga (confira aqui os horários da linha 401.2).

A linha 0.402, que passa pelo Setor “O” (avenida O4) e Hélio Prates, passa a ter como última parada o Taguacenter. A linha passa de 29 horários durante os dias de semana e agora tem 15 (horários da linha 0.402 aqui).

Trajeto Brazlândia X Plano Piloto

As linhas em direção ao Plano Piloto também sofrem mudanças. Algumas delas passam a ser Semi-Expressas, percorrendo a faixa exclusiva da EPTG – na beira do canteiro central – sem fazer paradas ao longo da via. São elas a 0.400 (Rodoviária do Plano Piloto) e 0.412 (W3 Sul e Norte). A linha 0.404 também terá a inclusão do Park Shopping em seu percurso.

As mudanças dividem opiniões. O produtor Weliton Teles é morador do Incra 8. Ele pega todos os dias a linha 0.411 para se deslocar até o trabalho. A linha que tinha 12 horários diários na ida conforme os dados do DF-Trans, passa a ter 9 e aos sábados, são dois horários de ida e três de volta (clique aqui para ver os novos horários da 0.411). Segundo Teles, os usuários da cidade não foram avisados com antecedência. “O transporte de Brazlândia já é bem ruim, agora eles querem extinguir algumas linhas e colocar a integração até o metrô de Ceilândia”, afirma.

Já a autônoma Carolina Sales entende que há a necessidade da racionalização de linhas em Brazlândia, devido às longas distâncias que separam a cidade e o Plano Piloto. “Sou super a favor da integração, acho que é um projeto que tem de ser implantado em todas as cidades ao longo dos próximos anos”, disse Carolina.

Todavia, a autônoma foi pega de surpresa com a mudança de horários que começam a vigorar no sábado. “Não consultaram a população e acabaram acertando em alguns pontos e errando em outros. Meus pais moram no Incra 7 e vão ter de caminhar um quilômetro pra chegar em uma parada. Não há previsão nem de criação de um circular para atender àquela região”, lembra.

A empresa São José divulgou em seu perfil oficial no Facebook nesta quinta-feira à noite a relação dos horários das linhas que atendem à cidade. O DFTrans não se posicionou oficialmente até a publicação desta matéria.

Higor Viana

Jornalista formado desde 2017, atua como repórter e assessor de imprensa. Editor-chefe do site Bsb Mobi.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta