Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Passagens do transporte público poderão ser pagas com cartões de débito

Foto: Fernando Sousa/BSB Mobi

Tecnologia está disponível em veículos da empresa Urbi.


A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal anunciou nesta quarta-feira (19/9) a possibilidade de pagamento de passagens através de cartão de débito, crédito e pré-pago. Os cartões da Mastercard com a tecnologia contactless vão ser os primeiros a experimentar a novidade. A expectativa é que até 2019 toda a frota esteja preparada para receber esse tipo de pagamento.

Em coletiva de imprensa, o Secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, anunciou também a criação do cartão +Multifuncional. Segundo o chefe da pasta, o cartão também serve para pagamentos no comércio em geral.

A criação da tecnologia é fruto de uma parceira com o Banco de Brasília (BRB). O usuário poderá também conectar o cartão a equipamentos eletrônicos, como smartphones e relógios, e utilizar esses aparelhos para realizar os pagamentos.

“O cidadão não vai precisar andar com grande quantidade de dinheiro, com o cartão do ônibus, o cartão do banco, o do salário. Esse será um cartão para todas essas as atividades”, explica Fábio.

A tecnologia está disponível em 10 veículos da Urbi Mobilidade Urbana que circulam na linha 0.809 (Recanto das Emas – Rodoviária do Plano Piloto). Até a primeira quinzena de outubro, 65 veículos da empresa estarão com essa tecnologia. E até o fim do ano, 500 veículos devem ser atualizados. “A expectativa é que 100% das frotas de todas as empresas estejam com o novo sistema”, informa o secretário

Nas palavras do diretor executivo da Urbi, Lucas Santos, a “mobilidade evolui”, e essa novidade vai facilitar o dia a dia dos passageiros. “Trazer tecnologia e possibilitar uma nova forma de pagamento aos clientes, inclusive, minimizando os riscos de assaltos nos ônibus são inovações que estão ligadas ao nosso DNA”, reforça Lucas.

Será instalada uma máquina de cartão wireless dentro dos validadores nos ônibus. Os usuários poderão identificar os veículos que já possuíam a tecnologia através de uma adesivo que ficará exposto nos ônibus.

Higor Viana

Jornalista formado desde 2017, atua como repórter e assessor de imprensa. Editor-chefe do site Bsb Mobi.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta