Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Secretaria de Mobilidade institui padronização da frota de ônibus

Foto: Fernando Sousa/BSB Mobi

Cores irão distinguir tipos de serviços e não mais as empresas como é atualmente


No último dia 5, o Conselho de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (CTPC/DF) instituiu a nova padronização visual da frota. O padrão já é adotado pela Viação Piracicabana, que adquiriu mais de 100 veículos entre 2017 e 2018.

Com isso, as cores utilizadas no sistema passam a identificar o serviço e não mais a empresa operadora. O Conselho estabeleceu que os ônibus na cor amarela passam a ser do serviço urbano básico. O vermelho são ônibus utilizados pelo serviço rural. Na cor verde, em tom mais escuro, serão os veículos elétricos – a Viação Piracicabana adquiriu três veículos desse tipo. Todas as cores mencionadas já estão em circulação pelas ruas do DF.

Há também novidades previstas pelo Conselho. Os ônibus na cor verde mais clara serão os de corredores exclusivos, a exemplo do BRT. Atualmente, eles usam o amarelo, que é a cor relativa à Viação Pioneira, operadora do único sistema de BRT existente no DF. O azul marinho serão utilizados por ônibus do tipo executivo. O lilás será do transporte “acessível”, ou seja, um serviço exclusivo voltado ao transporte de pessoas com deficiência física.

Higor Viana

Jornalista formado desde 2017, atua como repórter e assessor de imprensa. Editor-chefe do site Bsb Mobi.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta