Mobilidade Urbana Ônibus

DF: DFTrans instala 346 abrigos para passageiros em 2018

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Os passageiros do Distrito Federal contam com mais 346 abrigos para aguardar os seus ônibus. As construções foram instaladas ao longo de todo o ano de 2018 em 22 regiões administrativas. O número foi divulgado pelo DFTrans.

De acordo com a autarquia, o investimento total na colocação do mobiliário foi de R$ 4,9 milhões, sendo que cada parada custou em média R$ 14 mil.

O contrato com a empresa responsável pela construção prevê a instalação de 500 abrigos. Até o fim do ano, mais seis devem ser instalados, sendo três no Paranoá, dois em Taguatinga e um na Octogonal. “Os 148 restantes serão colocados até o primeiro semestre do ano que vem”, acrescenta o diretor-geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade.

O DF possui ao todo 4,7 mil pontos de paradas, sendo que, agora, 3,2 mil têm cobertura. Os pontos de ônibus são instalados a partir de estudo realizado em parceria com as administrações regionais. A partir disso, são determinadas as cidades e os locais onde devem ser construídos.

Tecnologia ajuda a orientar passageiros

Paralelo a instalação de novos abrigos, o DFTrans colocou, em algumas paradas, um sistema de leitura via QR code. Com isso, será possível saber quais linhas de ônibus passa em um determinado ponto, bem como os seus horários. O sistema batizado como DF no Ponto prevê a instalação, até o final deste ano, de 80 dessas placas.

O sistema já funciona de forma experimental em 5 paradas no centro de Brasília. “Nosso objetivo é disponibilizá-las no máximo de paradas possível para prestar, de forma fácil e instrutiva, informações aos passageiros”, afirma Andrade.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta