Mobilidade Urbana Trem, Metrô e VLT

Entorno DF: Dois vagões de VLT chegam ao DF para testes

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O transporte fara, em caráter experimental, viagens entre Valparaíso (GO) e Brasília


A Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal articula, em parceria com o Governo Federal, o início dos testes com o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Uma composição formada por dois carros, com capacidade para transportar 390 pessoas, chega de Recife (PE) para o Distrito Federal na segunda quinzena de janeiro para o início dos testes, que durarão 30 dias.

Ao jornal Correio Braziliense, o Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz, informou que os testes nos trilhos serão realizados durante o mês de fevereiro. Quando for encerrada essa etapa, haverá cinco meses de testes transportando passageiros. “Se a população e o governo do DF aprovarem, passaremos para a consolidação do trecho no DF”, afirma Roriz.

Para o início dos testes, os trilhos de uma ferrovia que liga Brasília ao Porto de Santos, passando pelos estados de Goiás e Minas Gerais, serão reformados. Atualmente, esses trilhos são utilizados para o transporte de cargas, especialmente areia e grãos.

O Veículo Leve sobre Trilhos será uma opção de transporte entre Brasília e o Entorno Sul. Inicialmente, serão duas viagens diárias. A primeira, na parte da manhã, fazendo o transporte de Valparaíso com destino à Rodoferroviária e a segunda no período vespertino, percorrendo o sentido inverso. O VLT pode alcançar até 70 km/h e o tempo estimado de viagem é de meia hora. Atualmente, o transporte entre as duas localidades pelas vias EPIA Sul e BR-040 pode chegar até 1 hora por conta dos engarrafamentos nas duas rodovias.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta