Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Empresa de ônibus TCB pode ser privatizada, diz Ibaneis

Foto: Fernando Sousa/Bsb Mobi

A estatal atua no transporte de passageiros no Distrito Federal desde 1961


A empresa de ônibus Sociedade Transportes Coletivo de Brasília (TCB) pode ser passada à iniciativa privada em breve. Isso porque o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha estuda a viabilidade, principalmente financeira, de se manter o stauts de empresa pública da instituição.

O chefe do Executivo revelou ao portal Metrópoles que pedirá um estudo detalhado sobre as atividades da estatal. Porém, o futuro da companhia não estaria definitivamente escolhido. A possibilidade da empresa se transformar em uma autarquia dentro da Secretaria de Transportes não está descartada.

“Quero um levantamento do funcionamento da empresa e o interesse privado na compra. Vou ter reuniões esses dias para conhecer melhor o funcionamento. Se for o caso, diante dessa questão da licitação, podemos mudar linhas e melhorar a TCB, para que siga como um órgão auxiliar. Está tudo em fase de estudo“, disse Ibaneis.

A TCB é a empresa de ônibus mais antiga do Distrito Federal em operação e a primeira a prestar o serviço de transporte público na capital. Suas operações começaram em 1961. A estatal, que chegou a ter linhas para diversas cidades satélites, opera sete trajetos urbanos (0.108, 108.3, 108.5, 108.6, 108.7, 108.8 e 131.3, todas saindo da Rodoviária do Plano Piloto) e dois rurais (190.2 e 610.2).

Foto: Paulo Correia/Ônibus Brasil

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta