Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Viplan está recrutando novos funcionários?

Foto: Fernando Sousa/Bsb Mobi

Uma mensagem que circula no WhatsApp desde esta quarta-feira (16/1) chamou a atenção. O texto, que foi compartilhado em vários grupos de conversa do aplicativo, informa que a empresa Viação Planalto (Viplan) estaria recebendo currículos em sua garagem central, no SOF Sul.

De acordo com a mensagem, a companhia estaria recrutando novos profissionais, como motoristas, cobradores, lavadores e mecânicos. O suposto processo seletivo seria para que a empresa pudesse assumir linhas em Samambaia e Brazlândia.

No entanto, a informação sobre o recebimento de currículos por parte da Viplan é mentirosa. A reportagem do BSB Mobi procurou o empresário Wagner Canhedo Filho, que desmentiu a realização desse processo seletivo. “Nós não estamos fazendo seleções ainda”, disse o responsável pela Viplan.

A Viação Planalto atuou no transporte coletivo da capital federal até o ano de 2013, quando foi realizada a nova licitação do serviço de transporte. A empresa, que chegou a ter uma frota de cerca de 900 veículos, teve a participação negada na concorrência. Desde então, parte dos seus ônibus estão parados em garagens espalhadas pelo DF.

A empresa chegou a ter a falência decretada em agosto de 2017 pela Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do DF. O pedido havia sido feito por um credor por conta da “existência de uma execução frustrada, conforme certidão expedida pela 9ª Vara Cível de Brasília”. Todavia, a falência da Viplan foi suspensa pelo desembargador da 1ª Turma Cível do TJDFT em dezembro daquele ano. Em agosto de 2018, a Vara comunícou à Justiça a extinção da falência da empresa.

Higor Viana

Jornalista formado desde 2017, atua como repórter e assessor de imprensa. Editor-chefe do site Bsb Mobi.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta