Carros, Táxis e Aplicativos Mobilidade Urbana

DF: Motoristas que deixarem carros em estacionamentos poderão pagar menos por passagens de ônibus

Foto: Toninho Tavares/GDF

Para reduzir a quantidade de carros nas vias, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), estuda medidas de incentivo ao uso do transporte público. Uma das ideias do chefe do Executivo é dar desconto nas passagens do transporte público para motoristas que deixarem seus carros nos chamados “bolsões de estacionamento”.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Ibaneis disse que pretende criar essas grandes áreas de estacionamento em regiões com grande fluxo de passageiros, como aos arredores de estações do metrô e BRT. O motorista deixaria seu veículo nesses espaços e embarcaria no ônibus ou metrô pagando menos pela tarifa. “Quem quiser deixar o carro lá paga pouco”, explicou Ibaneis.

O titular do Palácio do Buriti pretende implementar a medida através de uma parceria público-privada (PPP). Segundo o governador, o desconto viria pelo uso de um bilhete integrado. Todavia, o valor que o motorista ia pagar por uma passagem de ônibus não foi revelado.

Motoristas poderão pagar por estacionamentos no centro de Brasília

Uma outra ideia indicada por Ibaneis é a implementação da chamada Zona Azul. A proposta consiste em cobrar por hora de permanência de carro em determinadas áreas de estacionamento. Os setores de Autarquias, Bancário, Comercial, Hospitalar e de Rádio e TV seriam os primeiros a receber o sistema de estacionamentos rotativos.

Para tanto, Ibaneis pretende ampliar o serviço do transporte público. “Apresentamos todas as linhas que precisam ser reativadas, para que a gente dê condições das pessoas acessarem as linhas de BRT, do metrô, para que a gente possa dar conforto para os passageiros utilizarem o sistema. Não posso penalizar as pessoas duas vezes”, destacou.

Outras cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo já adotam o sistema de estacionamentos pagos. No Rio, por exemplo, áreas mais concorridas custam R$ 2 por um período de duas horas. Já na capital paulista, o valor é de R$ 5 a hora

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta