Infraestrutura

DF: Após um ano da queda de viaduto, GDF cria grupo de trabalho para avaliar estruturas

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Segundo o governo, a iniciativa cria “cultura da manutenção preventiva e diminui a possibilidade de acidentes”


O Governo do Distrito Federal divulgou, nesta quarta-feira (6/2), a criação de um grupo técnico que irá vistoriar os mais de 700 viadutos pelo DF. A ideia, segundo o governo, é “disseminar a cultura da manutenção” para evitar novos acidentes.

O anúncio acontece exatamente um ano após a queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados. O ocorrido não deixou mortos ou feridos, mas alterou o trânsito na região central de Brasília. Para o secretário de obras, Izildo Santos, a falta de manutenção preventiva causou a acidente no ano passado. “Diante disso, criou-se este grupo técnico com o intuito de vistoriar as pontes e viadutos e disseminar essa cultura. Deixaremos de ser reativos”, explica.

Além de engenheiros e técnicos do GDF, o grupo é composto por especialistas de diversas entidades da sociedade civil. A criação do grupo foi possível graças a uma parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). “Vamos agregar professores e alunos, também. Farão parte das vistorias e desse processo de incentivar a médio e longo prazo a cultura de manutenção neste tipo de obra”, diz Luciano Carvalho, secretário-adjunto de obras do GDF.

Viaduto do Eixão Sul

O GDF explica que as obras, iniciadas em novembro de 2018, estão com 35% dos serviços executados. Segundo o governo, a estimativa é que o viaduto seja entregue à população no final de abril e a revitalização da Galeria dos Estados em junho.

Vistorias

Ainda de acordo com o Executivo, desde a queda do viaduto do Eixão, foram vistoriados 28 viadutos. Cinco deles foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. A reforma de outros três viadutos está em processo de licitação e mais nove se encontram em elaboração de projetos.

Os oito viadutos restantes estão com edital previsto para o segundo semestre deste ano. A revitalização de todas as tesourinhas do Plano Piloto, totalizando 48 viadutos, também está em processo de licitação.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta