Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Governo abre chamado para empresas que queiram desenvolver sistema de planejamento de viagens

Foto: Fernando Sousa/Bsb Mobi

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) publicou uma portaria no Diário Oficial desta terça-feira (19/2). A ideia é homologar os “sistemas de disponibilização de informações para realização de trajetos no Distrito Federal através da utilização dos sistemas de transporte público coletivo e de mobilidade ativa”.

Isso significa que a pasta quer reunir, em um único aplicativo, informações para planejamento de viagens. Além dos horários e linhas de ônibus, o sistema disponibilizaria informações sobre a operação do metrô e estimativas de tempo de viagem de bicicleta ou mesmo a pé.

No Distrito Federal, existem aplicativos que informam sobre as viagens dos ônibus do DF, tais como o Moovit e o CittaMobi. No entanto, segundo a Semob, eles funcionam de forma privada, sem vínculo com governo.

Para poder participar, a operadora deve oferecer um aplicativo que tenha compatibilidade com os sistemas iOS e Android e que disponibilize, em tempo real aos usuários, informações precisas e pertinentes ao serviço (trajeto, tempos de espera, linhas de transporte público, alerta de chegada ao local de destino etc).

O processo está aberto a “pessoas físicas e jurídicas brasileiras ou estrangeiras interessadas em desenvolver e operar em caráter gratuito sistemas de disponibilização de informações” compatíveis com as condições estabelecidas na Portaria.

Confira abaixo a íntegra do texto:

PORTARIA Nº 18

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta