Mobilidade Urbana Ônibus

GO: Governo de Goiás e Prefeitura assinam termo de intenções sobre gestão do Eixo Anhanguera

Foto: Metrobus/Reprodução

Documento é o primeiro passo para uma posterior privatização, afirma o Governo de Goiás


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Dem), e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), assinaram um termo em que formalizam a intenção de transferir a gestão do Eixo Anhanguera para a Prefeitura da capital. De acordo com o Governo de Goiás, a ideia do documento é “buscar soluções para o transporte coletivo da capital e Região Metropolitana”.

“Nossa ação harmônica é no sentido de trazer uma solução para o cidadão, aquele que utiliza o serviço de transporte urbano na capital. Essa carta de intenções foi redigida e assinada por nós para buscarmos alternativas mais rápidas possíveis”, disse Caiado.

Para Iris Rezende, a existência do documento é “o primeiro passo que a Prefeitura de Goiânia e o governo do Estado, de mãos dadas”, assumem. “Essas são as primeiras discussões para trazer uma solução definitiva para a questão do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia”, aponta.

Documento foi assinado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Foto: Governo de Goiás/Reprodução

A previsão é que, após a transferência da gestão do Governo de Goiás para a Prefeitura, o modal seja posteriormente repassado à iniciativa privada, de acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), Wilder Morais. “Entendemos que nenhum dos dois [Estado e Prefeitura] tem que operar o Eixo Anhanguera e, sim, a iniciativa privada”, pondera.

O Eixo Anhanguera é de responsabilidade da Prefeitura, mas quem opera hoje é o governo de Goiás. Mas, segundo a secretária de Economia, Cristiane Schmidt, a atual gestão do modal é “insustentável”. “Estamos pensando o que será melhor porque hoje o modelo não se sustenta. Então, não sendo auto sustentável, é muito complicado passar essa conta para o governo”, analisa Schimdt.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar