Caminhões Transporte Rodoviário

Brasil: Governo e caminhoneiros firmam acordo para fiscalizar valor mínimo de frete

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, recebeu representantes de sindicatos de caminhoneiros nesta segunda-feira (22)


Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (22/4) no Ministério da Infraestrutura, caminhoneiros e governo federal entraram em um consenso quanto ao piso nacional do frete. A categoria marcava uma greve para o próximo dia 29. Os representantes das entidades foram recebidos pelo ministro Tarcísio Gomes.

Entre os acordos firmados entre governo e caminhoneiros, estão a eliminação de multas consideradas injustas, transferência do custo do diesel para a tabela de fretes e a fiscalização da referência desses custos. O acordo foi firmado em um termo de compromisso assinado entre as partes.

Em um vídeo obtido com exclusividade pelo BSB Mobi, o ministro Tarcísio Gomes afirmou que a reunião entre governo e caminhoneiros foi “produtiva”. “Saio daqui satisfeito com os resultados, pois construímos em conjunto com os caminhoneiros autônomos uma agenda de trabalho”, pontou Tarcísio.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, o encontro possibilitou a “construção de agenda positiva para a solução dos problemas dos caminhoneiros”.

Confira o vídeo obtido com exclusividade pelo BSB Mobi:

Material cedido ao BSB Mobi

Um novo encontro entre o ministro e Diumar está marcado ainda para esta semana, onde haverá a assinatura de um novo documento. Ele prevê a possibilidade dos caminhoneiros denunciaram um possível não cumprimento desse acordo.

Representando os caminhoneiros do DF e o legislativo local, o deputado distrital Valdelino Barcelos disse que a categoria quer diálogo. “Nenhuma categoria trabalha com decisões avulsas, sem ouvir os representantes e a sociedade civil”, comentou. Ele classifica o encontro com o ministro como “um grande passo”.

“Os caminhoneiros agora poderão denunciar quem não cumprir o preço mínimo do frete e outras conquistas que iremos amadurecer com o tempo. Como deputado distrital e fiscalizador, fico satisfeito em fazer parte dessa construção. Vamos continuar na luta”, ressaltou o distrital.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar