Mobilidade Urbana Ônibus

GO: Alego aprova, em 2º turno, texto que prevê gratuidade no transporte público para policiais e bombeiros militares

Foto: Cláudio Augusto/Ônibus Brasil

Matéria vai para a sanção do governador Ronaldo Caiado


A propositura nº 873/2019 foi aprovada nesta terça-feira (07/05/19) em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO). O texto formaliza o transporte gratuito nos ônibus coletivos para policiais e bombeiros militares no estado.

Após a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Para que a iniciativa se concretize, será preciso fazer alterações na Lei nº 12.313, de 28 de março de 1994.

De acordo com o autor da proposta, o deputado estadual Diego Sorgatto (PSDB), essa prática já existe, mas ficava a critério das empresas de ônibus ou condutores dos veículos. “Essa prática não é regulamentada e depende da disposição do motorista ou responsável pelo embarque”, explica Diego.

“Uma prática cordial do dia a dia já permite que estes militares gozem de uma gratuidade informal, ao fazerem uso dos veículos nas viagens entre suas residências e o batalhão”, alega o estadual.

Por se tratar de profissionais que colocam em risco suas vidas pela garantia da ordem pública, merecendo reconhecimento e incentivos, o parlamentar considerou a proposta “justa”.

“A presença dos militares gera sensação de segurança aos usuários do transporte público e coíbe a ação de possíveis crimes, consequentemente, funcionando também o presente benefício como política pública para diminuir os índices de violência no transporte público”, garante o deputado.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar