Carros, Táxis e Aplicativos Mobilidade Urbana

Brasil: Motoristas da Uber no Brasil podem parar por 24 horas

Foto: Reprodução/Internet

Dia foi escolhido pois a empresa abre capital na Bolsa de Valores nesta sexta-feira (10)


Motoristas que circulam pelo aplicativo Uber no Brasil prometem ficar offline nesta quarta-feira (08/05/19). O ato deve durar até a zero hora de quinta (8). A expectativa é que tanto os condutores independentes quanto os associados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Rio Grande do Sul. Tocantins, Pernambuco, Espírito Santo e Bahia não dirijam pelo aplicativo durante o período.

A data foi escolhida em virtude da abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores, o que deve acontecer nesta sexta (10). O processo de abertura de capital no mercado de ações é chamado de IPO em inglês. Os condutores organizam o ato através de grupos do WhatsApp e Telegram, além de páginas do Facebook.

Em entrevista ao site UOL, o presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo), Eduardo Lima, acha que a abertura de capital da Uber não refletirá em melhores condições de trabalho para os condutores.

“A Uber só está crescendo em valor. Quem é que produziu isso?”, questiona, apontando que o motorista é o responsável pelo progresso da empresa, mas não é reconhecido. “Não tem aumento [nos ganhos] há anos e os combustíveis estão aumentando duas vezes por semana”, prossegue.

Ele não consegue estimar o alcance do ato, já que o desligamento do app é apenas uma “sugestão”. Mas há uma manifestação marcada por motoristas de São Paulo (SP). Na manhã desta sexta-feira (8), os manifestantes devem sair do Vale do Anhangabaú em direção à sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar