Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Mobilidade urbana sustentável é tema de seminário na Embaixada de Portugal

Foto: Divulgação/Piracicabana

Encontro teve como foco debater a “descarbonização das cidades”


Como reduzir a quantidade de gás carbônico no ar de nossas cidades? A resposta veio em um seminário realizado nesta quinta-feira (09/05/19) na embaixada de Portugal, em Brasília. O evento foi intitulado “Transportes, Mobilidade Urbana e Descarbonização das Cidades”.

O objetivo do encontro, que faz parte da agenda estabelecida entre o Brasil e Portugal a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi apresentar o transporte público como solução para minimizar a poluição do ar. Além disso, a adoção de energias limpas também foi tema em discussão. Especialistas brasileiros e portugueses deram palestras sobre o assunto, com direito a exibição de vídeos e dados estatísticos.

O embaixador de Portugal, Jorge Dias Cabral, frisou que “a emissão de gases é responsável por muitos efeitos nefastos” e que é necessário combatê-las imediatamente. “Do contrário, quem vai pagar são as gerações futuras”, alerta o diplomata. “Há muito que possa ser feito, e a hora é agora”, conclui.

Portugal é o 10º país europeu a utilizar veículos elétricos dentre a frota. São oito ônibus elétricos circulando na cidade de Coimbra. A meta do governo português é atingir a neutralidade carbônica até o ano de 2050.

Ônibus elétrico – A apresentação de dois ônibus elétricos que circulam pelo Plano Piloto, ambos da Viação Piracicabana DF, chamou a atenção dos participantes. Com tecnologia chinesa, os veículos não utilizam óleo diesel para circular, bastando uma recarga de quatro horas para percorrer cerca de 300 km.

A bordo dos coletivos, que circulam habitualmente nas linhas 0.109 e 0.110, os alunos de engenharia civil do IESB assistiram a uma apresentação sobre novas matrizes energéticas nos transportes coletivos e o impacto positivo para o meio ambiente.

“A questão da mobilidade em todas as cidades hoje é um tema importantíssimo, ainda mais atrelado à questão do meio ambiente”, destaca Valter Casimiro, secretário de Transportes e Mobilidade do DF. Ele promete que os próximos ônibus a serem adquiridos por concessionárias do transporte público sejam ecologicamente corretos.

“A ideia é colocarmos esse tema, a questão das metas, nos próximos editais de planejamento do GDF e substituir nossa frota por ônibus que produzam uma eficiência energética, diminuindo a emissão de gases no DF”, afirma Valter Casimiro

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar