Distrito Federal

Gama: linhas de ônibus com destino à W3 Norte são alvo de insatisfação dos passageiros

Foto: Fernando Sousa/BSB Mobi

Passageiros do Gama estão insatisfeitos com o serviço prestado nas linhas que saem da cidade sentido avenida W3 Norte, no Plano Piloto. A principal queixa é de que as duas linhas que ligam as localidades (217.2 Gama Leste e 0.218 Gama Oeste) passam na avenida com menor frequência que os ônibus com destino a Santa Maria.

A queixa chegou ao conhecimento do site BSB Mobi através da página Só No Gama. Segundo o curtidor da fanpage Josué Okubo, a situação se intensifica nos horários de pico. “Passa de meia em meia hora e todos lotados. Na maioria das vezes o ônibus não para e não dá pra entrar todo mundo”, reclama o seguidor.

No mesmo post, vários internautas compartilham da mesma queixa. “Descaso com nós moradores do Gama”, disse uma curtidora. “O sistema de transporte rodoviário do Gama está péssimo, os ônibus são superlotados, em todas as linhas e o intervalo dos horários também não é suficiente”, disse outra seguidora.

O BSB Mobi fez o teste e comprovou a afirmação. Na página do DFTrans, na aba “horário dos ônibus”, é possível conferir, em um mapa, a quantidade de ônibus em uma linha e a sua respectiva localização. Cabe lembrar que os carros não são separados por origem ou destino. Ou seja, o total apontado é o total da linha, contando carros que fazem viagens de ida e volta.

Por volta de 18h10 de segunda-feira (13/05/19), haviam 16 carros circulando na linha 252.1 (W3 Norte / Santa Maria Av. Alagados). Na 272.1 (W3 Norte / Santa Maria Qd. 300/400), haviam 4 ônibus em circulação. Somando as duas linhas, são 20 veículos em operação para Santa Maria.

Já nas duas linhas com destino ao Gama haviam nove ônibus em cada uma delas. Na soma, são 18 coletivos. A mesma verificação foi feita nesta terça-feira (14), por volta de 6h20 da manhã. A linha 252.1 tinha 14 carros em circulação enquanto as demais tinham cinco carros cada. Somando as linhas para Santa Maria são 19 ônibus contra 10 no Gama.

Versão oficial

Procurado pelo BSB Mobi, o DFTrans disse que os horários são adequados à demanda de passageiros. “O planejamento sobre a quantidade de ônibus, linhas e horários é feito por meio de pesquisas técnicas que levam em consideração a demanda/quantidade de passageiros transportados e também o número de coletivos disponíveis”, diz em nota.

“Os estudos técnicos são constantes e detectada a necessidade, alterações são realizadas”, reforçou o DFTrans, que disse ainda que a queixa foi encaminhada à área técnica.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar