Goiás

Goiânia: vereador quer firmar parceria com NTU para soluções no transporte urbano da capital

Foto: Mantovani Fernandes/Governo de Goiás

Vereador em Goiânia, Andrey Azeredo (MDB) pretende estabelecer uma parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). Segundo o parlamentar, o objetivo é usar de novas tecnologias para solucionar problemas do transporte urbano da cidade.

“Usar da inovação tecnológica para resolver os problemas do transporte coletivo é uma realidade – e uma necessidade – cada vez mais próxima aos usuários de ônibus da Capital”, justificou Andrey. Ele visitou Brasília na última terça-feira (07/05/19) e participou do lançamento do projeto “Coletivo – Inovação em Mobilidade Urbana”, criado pela associação.

De volta a Goiânia, ele solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Pros), que a casa inicasse o diálogo com a NTU. “Queremos identificar e apoiar o desenvolvimento de ideias, ações ou produtos inovadores em prol do transporte público coletivo”, explica.

Nas palavras de Azeredo, o projeto encabeçado pela associação “tem alcance nacional e conta com respaldo de universidades, startups, aceleradoras, investidores e empresas privadas, entre outros”. Ele ainda disse que “trabalha para que o projeto ‘Coletivo’ seja replicado em Goiânia”, adequado às peculiaridades do sistema goianiense.

“Tenho insistido que é inviável discutirmos melhorias no transporte em Goiânia somente na época de reajuste da passagem. Se o nosso foco é o cidadão e a qualidade do serviço oferecido a ele, passa da hora de apresentarmos propostas factíveis para que essa melhora de fato ocorra. Se aliadas à tecnologia, melhor ainda”, diz Andrey Azeredo.

Coletivo, Programa de Inovação em Mobilidade Urbana – A NTU explica que o programa vai unir as empresas de transporte público por ônibus de todo o país com o objetivo de “reinventar a forma como as pessoas se deslocam nas cidades brasileiras”. Além disso, a iniciativa também deve abrigar empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento (as chamadas startups) que sejam voltadas para soluções de mobilidade centradas no transporte coletivo, facilitando o acesso dessas iniciativas a potenciais investidores.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar