Trânsito

DF: DER-DF libera acesso ao Lago Norte pela DF-009 nesta quarta-feira (22)

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Departamento pede atenção redobrada para quem for passar sob o viaduto


O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) libera o acesso ao Lago Norte pela DF-009. fica reaberto ao trânsito de veículos a partir das 14 horas desta quarta-feira (22/05/19).

No entanto, o departamento pede atenção. Abaixo dos viadutos, a velocidade máxima é de 40 km/h. O limite de altura também está estabelecido em 4 metros.

A pista em questão liga o Lago Norte à EPIA Norte. Confira o mapa no croqui abaixo:


O Trevo de Triagem Norte – O complexo viário que é construído na Saída Norte é composto por 16 obras, sendo duas pontes e 14 viadutos. A obra tem como objetivo garantir a fluidez do trânsito na ligação entre as cidades da região norte do DF (Sobradinho, Sobradinho II e Planaltina), Entorno Norte (Planaltina-GO e Formosa) e o Plano Piloto. As vias dão acesso ao Eixo Rodoviário Norte e às avenidas W3 Norte, L2 Norte e L4 Norte. Orçado em R$207 milhões, o trevo será entregue em junho deste ano de acordo com o Governo.

As obras foram iniciadas em 2014, mas paralisadas no final daquele ano, sendo retomadas somente em junho de 2016. Em setembro de 2018, o então governador Rodrigo Rollemberg rebatizou, através de um decreto, o Trevo de Triagem Norte. A construção passou a se chamar “Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz”, em homenagem ao ex-governador, que faleceu aos 82 anos.