Ciclomobilidade Mobilidade Urbana

DF: Governo promete entregar 132 km de ciclovias até 2022

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Investimento previsto é de R$ 40 milhões, diz Secretário de Transportes


Valter Casimiro, Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, afirmou, nesta sexta-feira (24/05/19), que o governo local pretende entregar mais 132 km de ciclovias. Até 2022, devem ser construídos mais 18 trechos dessas vias, ao valor estimado de R$ 40 milhões. As afirmações foram feitas em uma entrevista concedida pelo chefe da pasta à Rádio Metrópoles FM.

“Planejamos fazer a licitação no segundo semestre deste ano”, estima Valter, que diz que várias regiões administrativas devem ser contempladas, a começar por Taguatinga. “Em um primeiro momento, Taguatinga será o local para que as faixas para ciclistas sejam construídas. Depois vamos instalar nas demais localidades”, prosseguiu.

Casimiro afirma que o GDF está em contato com as empresas que alugam bicicletas via aplicativo. Esse serviço, segundo o secretário, deve estar disponível em outras regiões administrativas. Atualmente, apenas o Plano Piloto e a cidade de Águas Claras contam com as bicicletas compartilhadas.

Patinetes elétricos – As empresas que alugam bicicletas também oferecem patinetes elétricos. Só que esses veículos circulam sem regulamentações. Apenas o Detran-DF publicou uma série de 10 instruções para o uso desses equipamentos, mas que não tem força de lei.

Valter Casimiro afirmou que o governo em um projeto de Lei definir essas regras. “Hoje, colocam-se as bicicletas e os patinetes em qualquer lugar da cidade”, contata o chefe da pasta. “É necessário criar regras tanto para os usuários, quanto para as empresas responsáveis”, disse Casimiro.

Rodízio de carros no DF – Questionado se haverá rodízio de carros no Distrito Federal, tal qual acontece em SP, ele disse que a medida é “extrema”. “O rodízio é uma atitude extrema. Com os nossos projetos, pretendemos reduzir esse risco”, ressalta.

Ele diz que o Governo pretende investir em projetos para incentivar o uso do transporte público.  O secretário afirmou que o governo procura parcerias para fazer um modelo simples e barato na criação de estacionamentos para bikes e paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa), no qual incentivará mais as pessoas em não utilizar carros.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta