Carros, Táxis e Aplicativos Mobilidade Urbana

DF: Nove empresas iniciam estudos para implantação de Zona Verde

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Elas têm até 16 de setembro para seus projetos


A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob) publicou, nesta terça-feira (18/06/19), o Termo de Autorização para que nove empresas elaborem os estudos para a implantação de estacionamento rotativo pago no DF, a chamada Zona Verde. A proposta, segundo o GDF, é “estimular o uso do transporte público, bem como utilizar, de forma mais eficiente, espaços e serviços públicos”.

A partir de agora, as empresas tem o prazo de até 90 dias corridos para apresentação dos projetos. Após essa etapa, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apreciado pela população, e outras entidades interessadas por meio de Audiência Pública.

Confira os nomes das autorizadas:

1 – SERBET – Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil Ltda;

2 – Rizzo Parking and Mobility S/A;

3 – EXP – Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação S/A;

4 – QGMB Consultoria Ltda/ TI Mob Tecnologia e Soluções em Mobilidade Ltda;

5 – Areatec – Tecnologia e Serviços Ltda;

6 – Hora Park – Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda;

7 – Benvenuto Engenharia S/S Ltda;

8 – Aria Solução em Empreendimento Imobiliário Ltda/As de Obra Y Serviços, Copasa/ Módulo BR Arquitetura Design e Construção Ltda – ME;  e

9 – BF Capital Assessoria em Operações Financeiras Ltda/ Granpark Informática e Gestão de Estacionamento 145DF Ltda.

Os procedimentos estabelecidos e os atos praticados pelas empresas autorizadas não gerarão custos para o Governo do Distrito Federal. Após a conclusão dos estudos, a comissão técnica instituída pela SEMOB irá fazer as análises e selecionar o melhor projeto. Em seguida, será realizada uma audiência pública para apresentar o documento a população.

Projeto Zona Verde

A fim de incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda implantar o projeto Zona Verde, com estacionamentos rotativos em logradouros públicos e nas áreas pertencentes ao Distrito Federal, principalmente no Plano Piloto.

Durante o balanço de 100 dias de governo, o governador Ibaneis Rocha informou que serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas, além de reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais.

* Com informações da Semob

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta