Mobilidade Urbana Ônibus

DF: Empresa de ônibus e Administração Regional propõem novo modelo de transporte em Brazlândia

Foto: Fernando Sousa/BSB Mobi

Circulares receberiam reforço de viagens e linhas para o Plano Piloto sairiam direto do terminal Veredas para a rodovia


O transporte público em Brazlândia pode ser remodelado, assim como em 2018 (leia em “DFTrans realizou mudanças que não agradaram usuários”). A empresa São José, operadora do transporte público na localidade, e a administração regional teriam proposto um novo modelo de transporte. As informações são da página Incra Oitopontocom.

De acordo com a página, as duas partes elaboraram um novo formato de linhas baseado na integração. A proposta seria dar mais agilidade nas viagens. A ideia é reforçar as linhas circulares 0.406 e 406.1, que teriam viagens a cada cinco minutos.

Os ônibus das duas linhas ligam os setores da cidade até o terminal Veredas. Lá, os passageiros embarcariam em outro transporte que rumo às demais cidades do DF. As linhas de ligação para as outras regiões sairiam da estação pelo Hospital Regional ou pela DF-430 (Rodeador). A economia estimada nas viagens é de 30 minutos.

Linha Conexão Brazlândia x Setor “O”

Outra proposta em discussão é a recriação da linha “Conexão”. Ela sai da cidade em direção ao Terminal do Setor “O” e Estação Terminal Ceilândia, do metrô. A ideia da linha, assim como em 2018, é ser um alimentador para o serviço de ônibus de Ceilândia e o Metrô.

Veja outras propostas inclusas:

Aumento na oferta das linhas 0.401 e 0.403 durante todo o dia;

Linhas via Fassincra passam a acessar o Incra 08;

0.401 passa a percorrer Taguatinga Centro, seguindo pelo Pistão Sul até a Católica, não mais pela Comercial Sul e Vila Dimas;

Bilhete Único

Para pagar apenas R$ 5,00 em três embarques dentro do período de três horas, os passageiros devem adquirir o cartão Bilhete Único. Atualmente, o terminal Veredas conta com um posto do DFTrans que confecciona os cartões. O novo usuário deve procurar a unidade portando identidade e CPF e R$ 15,00, que são transformados em créditos.

Os estudantes podem solicitar o aumento no número de acessos no cartão. Os beneficiários do Passe Livre Estudantil podem alegar que a cidade passa por remodelação no transporte para obter os acessos extras.

DFTrans realizou mudanças que não agradaram usuários

Em setembro de 2018, o DFTrans promoveu uma readequação do sistema de linhas que atende Brazlândia. A principal mudança foi a criação de uma linha de integração que ligava a cidade ao Terminal do Setor “O” e a Estação Terminal Ceilândia, a 0.450.

Mas para que o trajeto entrasse em operação, outras linhas de ônibus, principalmente as que faziam a ligação direta entre a cidade e o Plano Piloto, foram extintas, o que causou a indignação dos passageiros. Além disso, as opções de integração por ônibus percorriam toda a cidade de Ceilândia, enquanto as linhas que saíam de Brazlândia direto para o Plano Piloto percorriam a BR-070 ou DF-001.

Os furos na operação causaram a reversão do sistema, trazendo de volta as linhas diretas.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar