Mobilidade Urbana Ônibus

ES: Sindicato de rodoviários no Espírito Santo teme demissões por causa de ônibus sem cobradores

Foto: Hélio Filho/Secom

O Sindirodoviários (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo) divulgou nota afirmando que a aquisição de ônibus sem cobradores pela Transcol pode provocar demissões. A entidade estima que 4 mil trabalhadores podem perder o emprego por conta da novidade.

A projeção do sindicato foi calculada com base na promessa do governo de colocar, até 2022, mais 600 ônibus desses nas ruas. Na última quarta-feira (26/06/19), 20 veículos com ar-condicionado chegaram ao sistema de transporte que atende à Região Metropolitana de Vitória. Os coletivos pertencem aos consórcios Sudoeste e Atlântico Sul.

“Os cobradores são essenciais para um transporte coletivo de qualidade, pois além de auxiliar o motorista, prestam um importante serviço aos usuários, dando informações, orientações e auxiliando os usuários com dificuldades de locomoção, deixando o motorista livre apenas para dirigir”, diz a nota do Sindicato.

O Sindirodoviários também destacou ainda que a mão-de-obra do cobrador é custeada pela atual tarifa, portanto, mantê-los nos coletivos com ar-condicionado não traria nenhum prejuízo para os empresários.

A categoria informou que organiza uma passeata para a próxima segunda-feira (1º/07/19) para protestar contra a medida. Apesar de negar a possibilidade de greve, o sindicato cogita realizar paralisações.

Ao portal Gazeta Online, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, negou que o pagamento da tarifa via bilhete único é uma forma de acabar com a função de cobrador nos coletivos. Disse também que não haverá demissões.

“Não é para eliminar cobradores. A tendência é transferir o cobrador para outras funções. Como temos o bilhete único, eles podem ser bilheteiros de estações para ajudar na implantação do sistema. Agora não terá demissão nenhuma. É uma quantidade muito pequena perto da frota, que é de 1.600 ônibus”, disse.

Redação

O BSB Mobi é um portal de notícias especializado em mobilidade urbana. O site traz as principais informações sobre o tema em todo o Brasil, com foco principal no Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta