Carros, Táxis e Aplicativos Notícias

GO: CityBus 2.0 passa a atender mais 13 bairros de Goiânia

Parque Amazônia, Pedro Ludovico e Jardim América, entre outros setores, serão atendidos a partir do dia 20 de julho, após cinco meses de operação


Mais 13 bairros de Goiânia passam a ser atendidos pelo CityBus 2.0 a partir do próximo dia 20 de julho. O setor Parque Amazônia e parte dos bairros Jardim Atlântico e Pedro Ludovico, entre outros, entram no circuito do serviço de transporte coletivo por aplicativo. As vans do CityBus também passam a circular na totalidade do Jardim América, setor Serrinha, Nova Suíça e Jardim Goiás, antes atendidos parcialmente, e também atravessa a BR-153, até a Unip e a Fasam.

Com a expansão, a área de alcance do CityBus 2.0 passa a compreender 40,8 km², com expectativa de atender cerca de 340 mil pessoas. Todavia, esse número pode ser ainda maior, visto que, durante o dia, circulam outras pessoas pessoas vindas de outros pontos da Região Metropolitana.

O Diretor de Transportes da HP Transportes, Hugo Santana, explica que a escolha da nova área de atuação se deu pela região que mais gerou solicitações de pessoas e que apresenta alta densidade demográfica. “Para concretizarmos a primeira expansão realizamos estudos e um detalhado planejamento para essa implementação. A área apresenta concentração populacional, com muitos edifícios, condomínios, faculdades”, pontua.

Para a diretora executiva da HP Transportes, Indiara Ferreira, o sucesso do serviço CityBus 2.0 foi tanto, que fez a companhia antecipar o plano de expansão do projeto. “A população clamou pelo CityBus 2.0 em novos bairros e nós a atendemos antes mesmo do final previsto para a fase de testes, respondendo, assim, às demandas”, explica.

Desde esta quarta-feira (10/07/19), os novos setores atendidos podem ser vistos por alguns clientes do aplicativo. Porém, a solicitação de viagem para esses locais só pode ser feita a partir de 20 de julho.

Confira os bairros que passam a ser atendidos pelo CityBus 2.0:

Completo

Setor Central
Setor Universitário 
Setor Sul 
Setor Marista 
Setor Bela Vista 
Vila São João 
Vila Maria José 
Jardim Goiás 
Setor Nova Vila 
Setor Oeste 
Setor Bueno 
Alto da Glória 
Jardim América 
Parque Amazônia 
Serrinha 
Nova Suíça 
Setor Areião 
Conjunto Vila Isabel 
Jardim da Luz 
Vila Redenção

Parcial 
Setor Pedro Ludovico 
Vila Rosa 
Jardim Atlântico 
Vila Divino Pai Eterno 
Setor dos Afonsos 
Vila São Tomaz 
Setor Coimbra

Pesquisa

A expansão do CityBus 2.0 foi baseada em uma pesquisa de opinião realizada com os clientes do serviço. De acordo com os dados desta pesquisa, 73% dos usuários migrou de modos individuais de transporte. Ainda de acordo com os responsáveis pelo serviço, o índice de “viagens agregadas” – solicitada por um grupo de usuários em uma única chamada – teve um aumento de 56%.

Esse aumento, segundo a HP Transportes, reforça a proposta inicial do serviço, que é “incentivar as pessoas que fazem o uso do transporte individual a aderirem ao modo coletivo; contribuindo, assim, para a redução do número de carros em circulação na região onde o CityBus 2.0 opera”.

“Como a expansão vai contemplar a Unip e a Fasam, localizadas na BR 153, acreditamos que o volume de viagens agregadas aumente ainda mais”, aponta Hugo Santana.

O CityBus 2.0

No dia 11 de fevereiro, a HP Transportes Coletivos iniciou a operação de testes do CityBus 2.0 em 11 bairros do Centro Expandido de Goiânia. O passageiro baixa o aplicativo do CityBus 2.0, por onde solicita o transporte. Os veículos que circulam pelo serviço não percorrem uma rota fixa, se deslocando para o ponto virtual mais próximo do local da solicitação.

O serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 6 às 23 horas. Ao final de cada corrida, o usuário pode avaliar a corrida pelo aplicativo ou pelas redes sociais do CityBus 2.0.

Entre o chamado e o atendimento efetivo, o tempo médio de espera é de 9,5 minutos. Desde o seu lançamento, o serviço já registrou 38 mil clientes cadastrados nas plataformas iOS e Android, um crescimento total de 177%.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar