Notícias Trem, Metrô e VLT

DF: Ao 76º dia de greve, TRT determina que metroviários do DF retornem ao trabalho

O sindicato que representa a categoria não se posicionou sobre a decisão dos magistrados


A paralisação dos metroviários do DF, que acontece há 76 dias, não foi considerada abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). No entanto, a 1ª Seção Especializada da Corte decretou, nesta terça (16/07/19), que os trabalhadores encerrem a greve a partir da zero hora de quinta-feira (18).

Isso significa que, caso os metroviários prossigam com a greve, ela será considerada ilegal. Os magistrados decidiram, também, que a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) não deve descontar os dias parados de quem aderiu à paralisação. O relator do processo é o desembargador Brasilino Santos Ramos.

Metroviários rejeitaram proposta do Metrô-DF

Em uma assembleia realizada na noite desta segunda-feira (16), em Águas Claras, os metroviários decidiram manter a greve. Os servidores rejeitaram uma proposta apresentada pelo Metrô-DF. Com 285 votos, os empregados rejeitaram o retorno integral ao serviço.

O Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) aguardava a audiência do TRT para definir o que fazer. A entidade pode realizar uma nova assembleia para decidir o retorno ou não ao trabalho após a sentença do tribunal.

A proposta do Metrô

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) apresentou, no último sábado (13), uma proposta para pôr fim ao movimento grevista. A estatal oferece 6% de aumento no auxílio alimentação/refeição dos servidores, o mesmo valor para ressarcimento do plano de saúde e incorporação da carga horária de 6 (seis) horas ao contrato de trabalho dos pilotos.

Mesmo após obtenção de liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinava o desconto dos dias parados, a diretoria da empresa e o GDF propõem abono de 20%  e  80% como compensação diária dos dias parados. A empresa também oferece a manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que poderá ser prorrogado por dois anos.

BSB Mobi

Site especializado em notícias sobre mobilidade urbana, especialmente na região do Distrito Federal e Entorno.

Comentar

Clique aqui para comentar