Carros, Táxis e Aplicativos Notícias

DF: Comissão de Transporte e Mobilidade da CLDF aprova medidas de segurança para motoristas de aplicativos

Foto: Reprodução/Internet

Somente nos primeiros seis meses de 2019, foram registrados 71 casos de sequestros-relâmpago no DF


A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal se reuniu nesta quarta-feira (20/11/19). Os três parlamentares presentes na reunião, Daniel Donizet (PSDB), Roosevelt Vilela (PSB) e o presidente Valdelino Barcelos (PP), analisaram e aprovaram o Projeto de Lei nº 717/2019.

A proposta, de autoria de Donizet, altera a Lei Distrital nº 5.691/2016 que dispõe sobre a regulamentação do serviço de aplicativos de transporte – tais como Uber e 99Pop – no DF. O texto prevê medidas de segurança para proteger os condutores que trabalham para as plataformas.

Dentre as medidas, estão a instalação de câmeras nos carros, o “botão do pânico” e a possibilidade do motorista recusar pagamentos em espécie – aceitando apenas as corridas bancadas por cartões de crédito e débito.

“Esse projeto vai garantir a segurança desses profissionais que hoje trabalham com medo e com insegurança”, afirmou Daniel Donizet. A próxima etapa é a votação do texto no Plenário da casa.

“O projeto não coíbe ou cria obrigações vãs para as empresas, ao contrário, dá segurança para que possam crescer, uma vez que, ao oferecer maior segurança, o número de clientes vai crescer”, destacou Roosevelt Vilela. Já Valdelino Barcelos destacou que equipamentos de segurança, como câmeras, já são realidade em ônibus e caminhões.

Violência contra motoristas de apps

Nos seis primeiros meses de 2019, a Polícia Civil registrou 71 casos de sequestros-relâmpago no Distrito Federal. Em todo o ano de 2017, esse número era de apenas 22 ocorrências. Contudo, não há especificado quantos destes casos envolveram motoristas de aplicativo.

Em outubro, dois motoristas de aplicativos foram mortos num espaço de apenas 48 horas. No dia 11, Tiego Cavalcante, de 28 anos, foi morto na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Samambaia. Já no dia 13, o corpo de Henrique Fabiano dias, 25, foi encontrado por um taxista próximo ao Setor de Cargas. Havia sinais de estrangulamento.

Uber anuncia testes com pagamentos somente em cartão

A empresa Uber anunciou, nesta terça-feira (19), que deve abrir aos motoristas a possibilidade de recusar pagamentos em dinheiro. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles. Com isso, os motoristas que ativarem uma opção poderão receber apenas corridas cujo meio de pagamento sejam cartões de crédito ou débito.

Higor Viana

Jornalista formado desde 2017, atua como repórter e assessor de imprensa. Editor-chefe do site Bsb Mobi.

Comentar

Clique aqui para comentar

Deixe uma resposta